Sejam Bem Vindos!

Espaço voltado para discussão de aspectos teóricos e praticos da estrutura e funcionamento dos recursos de informação baseadas nas novas mídias; e das implicações inerentes à adopção tecnológica em unidades de informação.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

W3C

Introdução

Este trabalho fala da World Wide Web abreviadamente tratada por W3C.

Nele o grupo abordou sumaricamente desde a história da sua criação, a sua evolução e trouxe de igual modo elementosque caracterizaram a sua configuração no mercado mundial.

Origem

O Gopher um sistema de recuperação da informação usada no início dos anos 90 foi criado pela Universidade de Minnesota. Em Fevereiro de 1993, ela anunciou que começaria a cobrar taxas de licença pelo uso de sua referência de implementação do servidor Gopher. Como consequência, muitas empresas começaram a buscar alternativas ao Gopher.

A Organização Europeia para Investigação Nuclear (CERN), na Suíça, tinha uma alternativa. Tim Berners-Lee estava trabalhando em um sistema de agenciamento de informação, no qual o texto poderia conter links e referências para outros trabalhos, permitindo o leitor a pular rapidamente de um documento para outro. Ele havia criado um servidor para publicar este tipo de documento (chamado hipertexto) bem como um programa para lê-lo, que ele havia chamado de “WorldWideWeb”. Este software foi lançado em 1991, entretanto, ele teve dois eventos que causaram sua explosão em popularidade e a eventual substituição do Gopher.

Em 20 de Abril de 1993 o CERN lançou o código-fonte do WorldWideWeb em domínio público, então qualquer um poderia usar ou construir algo sobre o software sem nenhuma taxa.

A W3C, ou simplesmente a World Wide Web é um consórcio internacional com cerca de 300 membros que agrega empresas, órgãos governamentais e organizações independentes, e que visa desenvolver padrões para a criação e interpretação de conteúdos para Web.

Esta empresa foi fundada em 1994, por Tim Beners-Lee, no seio de Massachussets Institute of Tecnology, Laboratory for computer Science (MIT/LCS) em colaboração com o CERN. É liderada por ele e por Dr. Jeffrey Jaffe, director executivo da mesma. Constitui propósito da sua fundação levar a Web ao seu máximo potencial, por desenvolver protocolos comuns e fóruns abertos que promovessem a sua evolução e assegurassem a sua interoperabilidade. Foram desenvolvidos sites segundo esses padrões que pudessem ser acessados por qualquer pessoa ou tecnologia ou independente dos Hardwares ou softwares que eram utilizados de maneira rápida e compatível com os novos padrões que surgem com a evolução da internet. Ela possui diversos comités que que estudam as tecnologias para apresentação dos conteúdos na internet e criam padrões de recomendação para utilizar essas tecnologias. Com isso os programas conseguem acessar facilmente os códigos.É dever de todo o desenvolvedor Web respeitar e seguir os padrões de acessibilidade do W3C.

Em cerca de sete anos, o W3C desenvolveu mais de quarenta especificações técnicas para a infraestrutura da Web.
Em abril de 1995, menos de um ano após a sua criação, o Institut National de Recherche en Informatique et automatique (INRIA) tornou-se seu primeiro anfitrião europeu, seguindo-se-lhe a Ásia, em 1996, através da universidade japonesa de Keio, situada no campus de Shonan Fujisawa

Objectivos do W3C

Os objetivos da W3C enquadram-se nos propósitos da sua missão e definem-se como:

ü Universalidade: Tornar a Web acessível a todos promovendo para o efeito tecnologias que tenham em conta as diferenças culturais, linguísticas, educacionais, habilidade, dispositivos de acesso e limitações físicas dos utilizadores.
Semanticidade:

ü Desenvolver um ambiente em software que possibilite a cada utilizador obter o melhor rendimento possível e a utilização dos recursos disponibilizados na Web.

ü Confiança: Conduzir o desenvolvimento da Web com uma cuidadosa consideração pelas novas questões legais, comerciais e sociais levantadas por esta tecnologia.

ü Interoperabilidade: Promover consensos e fóruns abertos para discussões sobre as questões tecnológicas envolvidas na Web.

ü Defender a tese de que a visualização e acesso à Web devem reger-se por protocolos standard, independentemente dos fabricantes , dispositivos, marcas e modelos.

ü Evitar a fragmentação do mercado que ocorria amiúde no passado.

ü Evolutividade: Ambicionar uma tecnologia cada vez melhor que possibilite obter uma Web também melhor, sem desprezar aquela que já funciona. Os princípios que regem a implementação deste objetivo são a simplicidade, modularidade, extensibilidade e compatibilidade.

ü Descentralização: Implementar a descentralização como um princípio

Estrutura Organizacional

O W3C não tem uma típica estrutura organizacional, nem é uma corporação. Há pelo menos duas maneiras de pensar sobre como o W3C é organizado:

  1. em termos administrativos
  2. em termos processuais

Em termos administrativos: W3C é administrado através de um contrato comum entre três "Instituições" que o hospedam (MIT, ERCIM, e Keio University). A equipe do W3C (grande parte trabalha fisicamente em uma dessas instituições) é liderada por um Diretor e CEO. Uma pequena equipe de gestão é responsável pela alocação de recursos e planejamento estratégico. Os Escritórios Regionais, como o W3C Brasil, cumprem importante papel de organização internacional do W3C.

Em termos processuais: o documento sobre o processo do W3C, o Contrato de Filiação, a política de patentes, e alguns outros documentos estabelecem papéis e responsabilidades das partes envolvidas no desenvolvimento dos padrões do W3C. Alguns elementos-chave da organização são:

O Comitê Consultivo, composto por um representante de cada membrofiliado ao W3C. Tem funções de revisão definidas no processo do W3C, e

ü Eleger o Conselho Diretivo e o TAG. O Conselho Diretivo com integrantes eleitos pelo Comitê Consultivo

ü Grupo Técnico de Arquitetura (TAG) com o objetivo primordial em torno do documento "Princípios de Arquitetura da Web"

ü Diretor e CEO do W3C, que avaliam o consenso para aa decisões colegiadas do W3C

os grupos de trabalho, integrado por representantes dos membros filiados e por especialistas convidados, e que produzem a maior parte dos produtos acordados, de acordo com as etapas do Processo do W3C.

Escritórios do W3C

A missão dos Escritórios do W3C é trabalhar com comunidades regionais para incentivar a adoção das Recomendações do W3C entre desenvolvedores, criadores de aplicativos e padrões e encorajar a inclusão de organizações interessadas na criação das futuras recomendações. O W3C possui escritórios nas seguintes regiões: Austrália, Benelux, Brasil, China, Finlândia, Alemanha e Áustria, Grécia, Hong Kong, Hungria, Índia, Israel, Itália, Coréia, Marrocos, África do Sul, Espanha, Suécia, e Reino Unido e Irlanda.

Principais Conquistas

Em Fevereiro de 1998 a XML promove a interopabilidade e permite a notação de textos específicos de domínio. Sendo de lingua web, o XML se tornaria a base para dezenas de padrões que variam desde assinaturas digitais e formulários na web até as tecnologias para a privacidade.

Em Março de 2004 confere voz para web com a voice XML. O objectivo da voice XML é levar as vantagens de desenvolimento e de conteúdo na web para aplicações interactivas para respostas por voz.

Em Deszembro de 2004 descreve princípios da arquitetura da web uma descrição dos princípios que fazem a web funcionar bem.

Em Maio de 2005 lançamento da iniciativa da web móvel para facilitar o acessoa a web, e com a missão de tornar o acesso a web apartir de um aparelho móvel simples quanto o acesso por um computador.

Funções do XML

XML (Extensible Markup Language) é uma recomendação da W3C para gerar linguagens de marcação para necessidades especiais.

Entre linguagens baseadas em XML incluem-se XHTML (formato para páginas Web), RDF,SDMX ,SMIL, MathML (formato para expressões matemáticas), NCL, XBRL, XSIL e SVG (formato gráfico vetorial).

A principal característica do XML, de criar uma infra-estrutura única para diversas linguagens.

world wide web consortium (w3c). infopédia (em linha). Porto: porto editora,2003-2011.

Consultado em. 19.08.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário