Sejam Bem Vindos!

Espaço voltado para discussão de aspectos teóricos e praticos da estrutura e funcionamento dos recursos de informação baseadas nas novas mídias; e das implicações inerentes à adopção tecnológica em unidades de informação.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O SISTEMA OPERATIVO WINDOWS

Introdução

Os computadores inicialmente construídos para fins militares, são com certeza a maior descoberta tecnológica de todos os tempos. Sua construção foi motivada principalmente pela necessidade de agilizar o processo utilizado para codificar e descodificar as mensagens trocadas durante a Segunda Guerra Mundial. Mas é a partir dos anos 70 que os computadores ganham fama, já que foi nestes anos em que os computadores aparem em miniatura e cada vez mais baratos e acessíveis.

O computador é constituído por duas partes, nomeadamente: o Hardware e o Software. O Software de acordo com Júnior (2002:19) “torna o computador útil, informando a ele como executar determinada tarefa”.

Os softwares ou sistemas podem ser divididos por categorias: Sistemas Operacionais (SO) e Softwares Aplicativos. O Sistema operacional è de acordo com Júnior (2002:19), um “tipo especial de software, responsável por gerenciar as informações que fazem com que a máquina se comporte de determinada maneira. O sistema operacional gerência seus discos e arquivos, controla como o monitor exibe a imagem, define as propriedades d e impressão de uma impressora, reserva um espaço da memória para cada programa…”

Um dos SO, que actualmente é amplamente usado em computadores é o Windows. A criação deste software, veio revolucionar o mundo da informática, pois o desenvolvimento do Windows deu o início a uma nova geração de sistemas que possuíam interface gráfica.

Assim, o presente trabalho tem por objectivo estudar a evolução do Windows desde a sua criação até aos tempos actuais e verificar as mudanças trazidas por este SO. Para tal recorreu-se á revisão bibliográfica ou seja, a pesquisa foi elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de artigos de periódicos e com material disponibilizado na Internet.

Em termos estruturais, o trabalho procura responder num primeiro momento o que é o Windows, como este surge e em que consiste. Noutro momento apresenta a sua evolução destacando cada versão desde a sua invenção aos dias actuais e no fim apresenta as conclusões a que chegamos.


Windows: o que é?

Windows é um Sistema Operacional (SO) usado em computadores e actualmente também em telefones, desenvolvido pela Microsoft[1]. Este (sistema operativo) surge em 1981, como um gerenciador de Interface (Windows, janelas em português), possibilitando o uso do mouse em uma interface cheia de janelas – já que anteriormente, tudo era feito a partir de linhas de comando. Este sistema, é considerado um sistema operacional Multitarefa, já que o utilizador pode executar mais de um programa (uma tarefa) ao mesmo tempo, diferentemente das suas versões anteriores; outra particularidade é que ele não depende do MS-DOS, pois é ele mesmo quem se auto-gerencia,

Para que os usuários acompanhem todas as operações do computador, o Windows conta com uma interface gráfica. Para além disso, o Windows conta com um conjunto programas auxiliares (aplicativos) como o Word (editor de texto), Power-point, Acess, Excel, Publish, Internet Explorer, calculadora, entre outros visualizados em formas de janelas.

De acordo com Guimarães, Lima e Silva “o Windows começou a ser considerado um Sistema Operacional, somente a partir de 1993, com o lançamento da versão Windows NT, que foi a primeira família de Sistemas Operacionais da Microsoft. Antes disso a Microsoft tentava investir em um gestor de interface que acabou como projecto final no Windows NT (…).

A sua interface gráfica é baseada no padrão WIMP, Weakly Interacting Massive Particles (Partículas de Grande Massa que Interagem Fracamente) e utiliza o conceito WYSIWYG (acrónimo da expressão em inglês “What You See Is What YouGet”, cuja tradução remete a algo como “O que você vê é o que você obtém” (OQVVEOQVO). Esta sigla é atribuída a softwares que mostram na tela do micro os arquivos como realmente eles são, ou seja, possui janelas que exibem informações e recebem respostas dos usuários através de um teclado ou de cliques do mouse.

3. Evolução do Windows

3.1 WINDOWS 1.0

Data de lançamento: 20 de Novembro de 1985

Actualizado/Versões: 1.01; 1.02; 1.03 e 1.04

Memória: 256 kB

Espaço necessário no HD: 512 kB

Mouse: foi o primeiro sistema da Microsoft a utilizar mouse, janelas e ícones. Nesta versão ainda não havia sobreposição de janelas.

De acordo com Guimarães, Lima e Silva, este sistema com uma rudimentar interface gráfica, rodando em cima do MS-DOS 5.0. “trouxe um novo cenário para o mundo dos computadores pessoais, pois rodava aplicações que usavam Bitmap (representação digital de uma imagem) e mouse. Antes do Windows, os usuários de PCs contavam com o método de digitação dos comandos pelo MS-DOS através do prompt (C:\ )”.

Com o Windows, os usuários moviam o mouse para clicar nas suas tarefas, assim como nas aplicações, tornando bem mais fácil o manuseio de um Sistema Operacional (…). Os usuários do Windows também podiam “navegar” entre as inúmeras aplicações abertas ao mesmo tempo. O software incluía um set de aplicações para desktop, incluindo o programa de gerenciamentos de arquivos do MS-DOS, um calendário, notepad, calculadora, relógio e programas de telecomunicações (…) (figura 1).


3.2 WINDOWS 2.0

Data de lançamento: 9 de Dezembro de 1987

Versões: 2.1/286, 2.1/386 e 2.11

Processador: 286 ou Superior

Memória:

Espaço necessário no HD:

De acordo com Guimarães, Lima e Silva, “O Windows 2.0 tirou proveito das novidades que o seu antecessor, o Windows 1.0, inseriu no mercado da tecnologia e juntamente com os processadores Intel de 286, o novo Windows 2.0 ganhou mais velocidade, memória expandida e capacidade de comunicação entre aplicativos, tornado possível por Dynamic Data Exchange (DDE), tecnologia que permitia a comunicação entre várias tarefas executadas ao mesmo tempo.

Com suporte a gráficos melhorado, os usuários poderiam sobrepor janelas, controlar layout da tela, e poderiam usar combinações de teclado para acessar rapidamente operações do Windows, afirmam Guimarães, Lima e Silva.

3.3 WINDOWS 3.0

Data de lançamento: 22 de Maio 1990

Versões: 3.1 e 3.11 (Workgroup)

Processador: 286 ou superior

Memória: 640 k

Espaço necessário no HD: 6MB

Placa Gráfica: Hércules, CGA, EGA, VGA

Mouse: Opcional

Esta versão “oferecia desempenho melhorado, gráficos avançados com 16 cores, e um suporte completo ao novo processador 386 da Intel. Possuía uma gama de características muito úteis, como gerenciador de programas, gerenciador de arquivos, gerenciador de impressão, ambiente de desenvolvimento de aplicativos totalmente reescrito e ícones melhorados, implicando em uma interface gráfica superior as outros sistemas operacionais da época, sem dizer no controle das operações do PC pelos usuários”, afirmam Guimarães, Lima e Silva.

3.4 WINDOWS 95

Data de lançamento: 24 de Agosto 1995

Processador: 386 DX ou Superior (486 era o recomendado)

Memória: 4MB (8 MB era o recomendado)

Espaço necessário no HD: 55MB

Placa Gráfica: VGA ou superior (256-color SVGA era o recomendado).

“Foi o primeiro sistema operativo a integrar a arquitectura 32bit TCP/IP ( Transmission Control Protocol/Internet Protocol), que tinha suporte a Internet, dial-up network e a capacidade Plug and Play, tornando muito mais fácil a instalação de hardware e software feita pelo usuário, fora a velocidade de processamento de dados que um só 32 bits proporcionava. O sistema operacional de 32bit também oferecia capacidades de multimédia melhorada, características mais poderosas para computação móvel e suporte a redes integradas” afirmam Guimarães, Lima e Silva.

3.5 WINDOWS 98

Data de lançamento: 25 de Junho de 1998

Versões:

Processador: 486 DX 66 MHz ou superior (Pentium era o recomendado)

Memória: 16 MB (24MB era o recomendado)

Espaço necessário no HD: 120 a 355MB

Placa Gráfica: VGA ou superior (SVGA 16-bit ou 24-bit cores era o recomendado)

O Windows 98 foi lançado como um upgrade do Windows 95. Descrito como “Sistema operacional que trabalha melhor e que joga melhor”, foi a primeira versão do Windows projectado especificamente para os consumidores.

Guimarães, Lima e Silva, afirma que “com o Windows 98, os usuários poderiam encontrar informações mais facilmente no PC e na Internet. Outras melhorias incluíam a habilidade para abrir e fechar aplicações rapidamente, suporte a leitores de DVD, o controverso Active Desktop e suporte a dispositivos Univesal Serial Bus, mais conhecidos como “USB”.”

Em 1999, sua segunda edição, possuía o Internet Explore 5.0, NetMeeting 3.0 para conferências, Internet connection sharing (ICS) e o DirectX API 6.1. O Windows 98 SE, foi o primeiro sistema operacional doméstico da Microsoft capaz de usar também drivers que antes só funcionavam no Windows NT.


3.6 WINDOWS ME

Data de lançamento: 14 de Setembro de 2000

Processador: Pentium 150 MHz ou Superior

Memória: 32 MB

Espaço necessário no HD: 320 MB

Placa Gráfica: VGA ou superior

Drive óptica: CD-ROM ou DVD

Focado no público doméstico, o Windows ME oferecia inúmeras melhorias, em música, vídeo e rede doméstica. Por exemplo, para reparar alguma falha no sistema, esta versão possuía o System Restore, para que quando uma determinada instalação de driver ou aplicativo fosse mal sucedida, poderíamos simplesmente voltar a configuração anterior ao problema usando um ponto de restauração do sistema, afirmam Guimarães, Lima e Silva.

Esta versão incluía o Windows Movie Maker, que é uma ferramenta para editar, salvar e compartilhar vídeos domésticos e o Windows Média Player em sua versão 7 que servia para manipular músicas.


3.7 WINDOWS XP

Data de lançamento: Outubro de 2001

Versões: Home, Professional, Tablet PC, Media Center, Starter Edition e Professional x64

Processador: Pentium 233 MHz ou Superior (300MHz era o recomendado)

Memória: 64 MB (128MB era o recomendado)

Espaço necessário no HD: 1.5 G

Placa Gráfica: Adaptador e monitor que suporte Superior VGA (800x 600) ou superior

Segundo, Guimarães, Lima e Silva “com esse lançamento, a Microsoft uniu as linhas de código de dois distintos mercados: o doméstico e o corporativo, em um único produto usando como base do núcleo do Windows 2000 como já era previsto pela empresa”.

O XP agregado ao nome do Windows significa “Experiência”, simbolizando que o sistema oferece experiências novas em computadores pessoais. Com o Windows XP os usuários domésticos podem trabalhar, escutar músicas, vídeos, mensagens instantâneas e editar fotos. Os usuários corporativos trabalham mais rápido graças a nova tecnologia de suporte técnico e muitos outros recursos que agilizam o trabalho, incluindo o restauração do sistema, encriptação de arquivos, suporte a redes wireless e assistência remota. Enfim essa sem dúvida foi a versão que mais conquistou os usuários de Pcs em todo o mundo, pois oferecia suporte tanto para usuários comuns como também para empresas. Não foi por acaso que só lançaram outra versão cinco anos após o “XP”, sendo a data mais longa entre lançamentos da Microsoft.

3.8 WINDOWS VISTA

Data de lançamento: 31 de Janeiro de 2007

Processador: 800 MHz (1GHz 32-bit (x86) ou 64-bit (x64) é o recomendado)

Memória: 1GB

Espaço necessário no HD: 15GB

Placa Gráfica: Placa Gráfica 3D com 128MB de Memória – devido ao sistema gráfico Aero

Drive óptica: DVD-ROM

Conectividade: Capacidade de acesso à internet

Lançado no dia 31 de Janeiro de 2007, após cinco anos do lançamento de seu predecessor, o Windows Vista possui o acréscimo de funções e serviços a se comparar com o Windows XP. Já de cara sua interface gráfica é bem mais arrojada, com um gráfico superior as versões anteriores que foi apelidada pelos desenvolvedores de Windows Aero. Aprofundando mais em suas configurações, o Vista oferece sistemas de buscas mais eficientes, novas ferramentas de suporte a multimédia como o programa Windows DVD Maker, novas aplicações para redes de comunicação, áudio e impressão.

Guimarães, Lima e Silva, comentam que “Toda essa actualização na nova versão do Windows, deixou o sistema operacional mais exigente e isso gerou certa dificuldade para os usuários finais tanto para manuseio quanto para a instalação nos Pcs, já que, para a instalação do Vista, era necessário no mínimo 1GB de memória RAM. E, ainda falando de desempenho, outra crítica bastante comentada foi a incompatibilidade com aplicações e hardwares que rodavam em vários outros sistemas operacionais menos no Vista”.

Contudo, o principal objectivo da Microsoft com o lançamento do Windows Vista era o de aprimorar a segurança do seu novo sistema operacional e tentar apagar as falhas que as versões anteriores haviam deixado. Porém, não foi alcançado, pois o Vista, pode-se dizer, foi um fracasso em vendas e aceitação porque, além de ser muito exigente e difícil de se manusear, apresenta as inúmeras falhas que os seus antecessores traziam, sendo as maiores delas a vulnerabilidade de segurança e a total susceptibilidade a malware, vírus e buffer overflows, Guimarães, Lima e Silva.

3.8 WINDOWS SEVEN

Data de lançamento: 22 de Julho de 2009

Processador: 1GHz 32-bit (x86) ou 64-bit (x64)

Memória: 1GB

Espaço necessário no HD: 16GB

Placa Gráfica: Suporte para o dispositivo DirectX9 com 128 MB de memória Gráfica (para Aero Glass)

Drive óptica: DVD-ROM

Conectividade: Capacidade de acesso à internet.

Este sistema foi desenvolvido para corrigir as falhas existentes no desenvolvimento do Windows Vista. O novo sistema operativo de acordo com Guimarães, Lima e Silva “apresenta vários novos recursos que aumentam o desempenho do computador e proporcionam uma interface com nova barra de tarefas, ícones mais fáceis de se visualizar, facilidades no compartilhamento de arquivos e impressoras, novas formas de personalização do sistema, novas ferramentas de pesquisa e várias outras facilidades. Isso tudo se alia ao bom gerenciamento de memória que proporciona um desempenho mais robusto ao computador, fato que não ocorria nas outras versões”.


Conclusão

Cada SO tem uma finalidade e é produzido para um determinado tipo de computador. A evolução do Windows, acompanhou sempre a evolução do computador em termos de Hardware, ou seja, quanto mais exigentes eram as especificações em Hardware, mais aprimorado ficava o Windows.

De acordo com Guimarães, Lima e Silva “O Windows XP é actualmente o sistema com maior número de usuários. Segundo pesquisa realizada pela NETAPPLICATIONS em Outubro de 2010, o XP está em 58,92% dos computadores no mundo inteiro. Logo em seguida já está o Seven com 18,33% de usuários e que ultrapassou o seu antecessor Vista com 12,93%.

O Windows como sistema operativo também tem influenciado o funcionamento das Unidades de Informação, na medida que grande parte dos aplicativos usados no seu gerenciamento são compatíveis com o sistema o Windows.

Além de fabricar SO para computadores, a Microsoft, conta com uma linha de produção de SO para dispositivos móveis. Um resultado disso é o Windows Mobile, um sistema operacional compacto, desenvolvido para rodar em dispositivos móveis como Pocket PCs, Smartphones e Aparelhos de multimédia em geral. Este SO é capaz de fazer quase tudo que é feito é um PC normal.

Referências Bibliográficas
BARROTE, A. E LEMOS, R., Fundamental do Windows 3.0 e 3.1, Editora Informática, 8ª edição, 1995.
BEÇA, Vítor, Fundamental do Windows NT 4 Workstation, Editora de Informática, 1997.
GUIMARÃES, André Luiz, LIMA, Fabiano Gomes de e SILVA, Marcos Vinícius da, A extinção do Windows XP e o mercado da Microsoft.
JÙNIOR, José de Fazzio, Introdução a Informática, 2002.



[1] Empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen em 4 de Abril de 1975. Actualmente, a empresa emprega mais de 89 mil pessoas e está presente em mais de 105 países. Seu faturamento em 2007 chegou a 51,12 bilhões de dólares americanos.

Por: Alírio Rungo; Ana Maurício e Francisco Livele

Nenhum comentário:

Postar um comentário