Sejam Bem Vindos!

Espaço voltado para discussão de aspectos teóricos e praticos da estrutura e funcionamento dos recursos de informação baseadas nas novas mídias; e das implicações inerentes à adopção tecnológica em unidades de informação.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Evolução histórica das Tics

Evolução histórica das Tics, (séc. XX-XXI)

O Século XX é considerado o século do advento da Era da Informação. Desde a 2ª Guerra Mundial, a informação começou a fluir com velocidade maior que a dos corpos físicos. Desde a invenção do telégrafo eléctrico em 1837, passando pelos meios de comunicação de massa (televisão, rádio, jornal, telefone) e até mais recentemente, o surgimento da grande rede de comunicação de dados que é a Internet, o ser humano convive e lida constantemente com um crescimento exponencial de informação.

Os anos 40, anunciaram uma nova era dos computadores, com os gigantescos mainframes, enormes máquinas calculadoras que ocupavam grandes prédios e em termos de custo, bastante onerosos .

Desde essa altura até aos dias de hoje, várias mudanças ocoreram , a título de exemplo, podemos hoje carregar um computador em nosso bolso(telefones moveis).

O computador , é um equipamnto relactivamente novo, em relação ás outras tecnologias , mas é aquele que tem sofrido muitas mutações. Foi uma invenção criada na altura, para reolver alguns problemas da época, que fizeram surgir novos problemas e novas invenções ou seja cada avanço novo da tecnologia informática, estimula o próximo passo e, tudo indica que o processo evolutivo ainda está só no começo. Essa mudança está na capacidade de processamento e de armazenagem de dados na memória do computador: quanto mais memória, mais tarefas podem ser executadas, e cada vez com mais sofisticação.Quanto à evolução tecnológica, podem ser divididos em: computadores de 1ª. Geração - utilização de válvulas; de 2ª. Geração - utilização de transítores; de 3ª. Geração - utilização de circuito integrado (Dicionário Aurélio Electrónico versão 1.2 - 1993.)

As Tics (Tecnologias de Informação e Comunicação), podem ser entendidas como um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam, por meio das funções de hardware,software e telecomunicações, a automação e comunicação dos processos de negócios, da pesquisa científica e de ensino e aprendizagem.

Estes sistemas tecnólogicos; como dispositivos de hardwere, softwere, pessoas sistemas de comunicação , procedimentos e metas são interdependentes, mas todos devem actuar em conjunto para que se atinja um determinado fim, pois Segundo lopes(2005), uma revolução tecnológica não é definida em torno de uma inovação específica, mas de um conjunto de inovações chave combináveis e altamente penetraveis , esta abranje o desenvolvimento de novas materiais e processos de comunicação e , contribuiem todos para o mesmo sistema .

Como é do conhecimento de todos nós, as tecnologias de informação e Comunicação, desempenham um papel fundamental, sendo pois imprescindíveis nas actividades das Organizações, pois elas tem a grande capacidade de encontrar uma lógica dentro do caos de informações que muitas vezes possuímos, organizar numa síntese coerente das informações dentro de uma área de conhecimento e agilidade na questão de domínio do raciocínio lógico em grandes empresas com informações importantes para o crescimento da mesma.

É dentro desta lógica, que nas unidades de Informação, temos a chamada base de dados, que vem contribuir de forma significativa para a viabilização dos dados, fornecendo meios e ferramentas para extracção da informação relevante.Ainda dentro das unidades de Informação, estas funcionam como um organismo aberto para captar, organizar, disponibilizar e proporcionar o acesso e o uso das informações.

Bibliografia

TEIXEIRA, Cenidalva Miranda de Sousa; SCHIEL, Ulrich. A Internet e seu impacto nos processos de recuperação da informação. Ciência da Informação, Brasília, v.26, n.1, p.65-71, jan./abr.,1997.

MEYERS, Mike; dominando o Hardware PC.Alta books, rio de Janeiro, Brasil

LOPES, Maria do Céu; Tecnologia de Informação e Comunicação; Palimage, Viseu, 2005

Fátima Pais

Nenhum comentário:

Postar um comentário