Sejam Bem Vindos!

Espaço voltado para discussão de aspectos teóricos e praticos da estrutura e funcionamento dos recursos de informação baseadas nas novas mídias; e das implicações inerentes à adopção tecnológica em unidades de informação.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Evolução Histórica das TIC

A Evolução Histórica das TIC

Osvaldo do Rosário

Introdução

O desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação é geralmente associado ao desenvolvimento do computador. Uma visão errada, pois, segundo Straubhaar e LaRose (2004), o desenvolvimento das TIC remonta à idade média, com a invenção da imprensa, por Johannes Gutenberg, em 1450, um momento, segundo estes, em a Europa procurava ter acesso à Bíblia Sagrada, segundo os seus moldes linguísticos, isto é, procurava-se traduzir a bíblia na língua dos cidadãos.

Depois desta invenção, considerada por muitos, a pioneira, foram descobertas outras tantas TIC, tais como o Telefone de Grahambell; a Rádio, atribuída por alguns historiadores a Marconi; a Televisão, Comando a distância; o Computador; entre outros.

Neste trabalho, faz-se uma breve inferência à evolução histórica das TIC, desde 1900, com especial atenção aos principais acontecimentos.

Tecnologias de Informação e Comunicação

Chama-se tecnologia de informação e comunicação a todo o conjunto de meios, métodos, técnicas e instrumentos que permitem a produção comunicação de informação.

O desenvolvimento das tecnologias de informação, permitiu ao Homem, a partilha de informações a longas distâncias em curto espaço de tempo.

Mesmo não tendo sido a primeira tecnologia de informação e comunicação desenvolvida, o computador destaca-se como tal, incorporando as funções das outras tecnologias (edição textual, produção de áudio e vídeo e transferência de informação). (Sousa, 2005).

Segundo Sousa (2005), “a tecnologia de informação surge como elemento de concepção e suporte da comunicação…”. O autor explica ainda que “ainda hoje, é comum criar uma identificação entre tecnologia de informação e informática”.

Evolução do Computador

Como a mais destacada tecnologia de informação e comunicação, o computador merece aqui, a maior atenção. Este “teria sido criado ainda no século XIX, não fosse o cancelamento da bolsa de pesquisa da Universidade de Cambrdge, quando Charles Babbage, professor de matemática criou a máquina da diferença”. (Straubhaar e LaRose, 2004).

Porém, resultante dos “esforços de Guerra dos anos 30” (Pinheiro e Loureiro, 1995), surgiu em 1939, o primeiro computador electrónico, inventado por Atanasoff. Assim sendo, motivados pelas tensões da Segunda Grande guerra, os ingleses projectaram o Colossus, um programa usado para decifrar códigos nazistas, em 1943. Ademais, sob a necessidade de desenvolver um programa de cálculos detalhados, foi criado em 1946, o ENIAC, pela Universidade de Pensilvânia, nos EUA – um programa que não chegou ao fim, devido a problemas de financiamento. Em 1951, foi criado o UNIVAC, o primeiro computador bem sucedido a ser vendido, com o primeiro modelo a ser vendido ao Bureau do Censo, tendo servido para a cobertura das eleições de 1952. Assim, o primeiro computador foi associado às fortunas da IBM, uma empresa que surgira nos finais do século XIX, esta que lançou em 1954, o Modelo 650, o primeiro a utilizar a tecnologia do cartão perfurado. Em 1964 (período conhecido como o da terceira geração e que se estendeu até 1972), é criado o Modelo 360, o primeiro computador personalizado para diferentes aplicações; com software e aplicações periféricas compatíveis com os outros modelos da IBM. Já em 1975, é criado o Altair, o primeiro computador pessoal (PC), um computador causou sensação entre os amantes da electrónica no ramo da computação. Desde 1979, foram construídos computadores da quinta geração, com as funcionalidades existentes até hoje.

_________________

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

STRAUSBHAAR, Joseph, LAROSE, Robert. Comunicação, Mídia e Tecnologia. São Paulo. 2004.

ZAFALON, Zaira Regina. Estudo da Implementação de um Software Integrado de Gestão de Bibliotecas. Centro Universitário da FEI. São Paulo. 2003.

SOUSA, Sérgio. Tecnologias de Informação. FCA-Editra Informática. Lisboa. 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário