Sejam Bem Vindos!

Espaço voltado para discussão de aspectos teóricos e praticos da estrutura e funcionamento dos recursos de informação baseadas nas novas mídias; e das implicações inerentes à adopção tecnológica em unidades de informação.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Evoluçao Histórica das Tecnologias de informação e Comunicação

UEM-ECA. C Inf2. TIC´s nas unidades de informação. Discente: Ernesto Anselmo Saete.

Evolao Histórica das Tecnologias de informação e Comunicação

O conceito de tecnologia de informação surge enquanto conjunto de conhecimentos reflectidos quer na sua criação e utilização a nível pessoal e empresarial. Uma das suas características fundamentais, que reflecte bem a sua importância actual, consiste no facto de um único meio electrónico de comunicação suportar todo o tipo de informação possível de digitalizar, o que inclui desde os tradicionais documentos de texto, a análises matemáticas e financeiras, passando por imagens, áudio e vídeo. Tecnologia de Informação pode ser entendida também como o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para geração e uso da informação. Por sua vez, tecnologia é tudo aquilo que leva alguma pessoa a evoluir, a melhorar, a simplificar e a criar trabalhos de forma rápida e menos cansativa. Pode ser usado para descrever o nível de conhecimento científico, matemático e técnico de uma determinada cultura.

Comunicação é o processo de transmissão e recepção de ideias, informação e mensagens. TIC´s são termos que se empregam actualmente para fazer referência a ampla diversidade de serviços, aplicações e tecnologias que empregam diversos tipos de equipamentos e de programas informáticos, e que às vezes são transmitidos por meio de redes de telecomunicações. Encontram-se presentes e imprescindíveis no quotidiano de um profissional de informação e não só, na medida em que melhora o desempenho das suas actividades através das facilidades que estas proporcionam no acesso, gestão e tratamento da informação, na comunicação e difusão do conhecimento, na recuperação, conservação, indexação e catalogação da informação através de softwares padronizados. A sua evolução verifica-se nos últimos 45 anos com o surgimento do circuito integrado em 1965, e é a partir daí que começa o fabrico de computadores da 3ª geração. Esses com melhor acesso que os das gerações anteriores, isto é, 1ª e 2ª geração. E mais tarde implanta-se a ARPANET em 1969, esta constituiu como precursora da internet. As TIC´s dividem-se nas seguintes áreas de aplicação: Computador- que é o conjunto de dispositivos electrónicos capazes de aceitar dados e instruções, executa-las para processar os dados e apresentar os resultados, este surge com fins militares; Comunicação- efeito de comunicar, partilhar e participar. Existem dois meios de comunicação através das tecnologias, as telecomunicações (comunicação à distância, via televisão, rádio, satélite, etc.) e telemática (comunicação mais informática-vídeoconferências); Controlo e Automação-transformação de um processo manual em automático. Este processo é usado na robótica, por exemplo, as linhas de montagem de carros, e na CAD-CAM (desenho e fabrico de peças controladas por computadores).

Das várias ferramentas, métodos e técnicas que coexistem na empresa, no domínio das tecnologias de informação, o computador destaca-se, na medida em que é o elemento em relação ao qual existe uma interacção com a componente humana das organizações. O 1º computador completamente electrónico foi concluído em 1946, por John Mauchly e J. Prester Jr. na Universidade da Pensilvânia, era de 30 toneladas e 18 mil válvulas electrónicas, conhecido como ENIAC(Electronic Numerical Integrator and calculator) e era capaz de ocupar uma sala. Nas décadas seguintes evolui ganhando agilidade, versatilidade, ocupando menos espaço e podendo ser transportado facilmente. Em 1947 surge o 1º computador a armazenar internamente um programa, EDVA onde Von Neumann deu um contributo fundamental com o seu conceito de programa armazenado. 1951 surge portanto, o 1º computador a ser produzido em série( 48 unidades) utilizando a banda magnética para armazenamento da informação- o universal Automatic computer: UNIVAC.

Gerações de computadores:

Geração

Período

Componentes

Principais características

1946-1957

Válvulas electrónicas

-Armazenamento interno; - Suporte magnético

1957-1964

Transístores

- Linguagem do programa para não especialistas

1964-1974

Circuitos integrados

Preocupação com a compatibilidade entre equipamentos

1974-1985

Microprocessador; circuitos VLSI

-Linguagem de programação de alto nível

1985-1990

Semicondutores

Uso de discos ópticos e base de dados relacionais

1990…

Explosão de redes WAN e tecnologias wireless

Referências Bibliográficas: REZENDE, Denis A. ABREU, Aline F. Tecnologia da Informação Aplicada a Sistemas Empresariais. são Paulo: atlas, 2000.

SOUZA, Sérgio. Tecnologia de Informação. FCA-EDITORA DE Informática. Lisboa. 1997. 3ªed actualizada. 2005. Lisboa.

FILHO, Cléuzio F. história da computação: o caminho do pensamento e da tecnologia.

Www.ahciet.net/TICel/informes/01-36ti-cnncon-p-pdf07/08/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário