Sejam Bem Vindos!

Espaço voltado para discussão de aspectos teóricos e praticos da estrutura e funcionamento dos recursos de informação baseadas nas novas mídias; e das implicações inerentes à adopção tecnológica em unidades de informação.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A EVOLUÇÃO DAS TIC´S

Tecnologias de informação e comunicação

Segundo (Sergio santos) Tecnologias de informação é um conjuto de conhecimentos, reflectidos quer em equipamentos e programas, quer na sua criação e utilização e utilização a nível pessoal e enpresarial.

De várias ferramentas métodos e técnicas, no dominio das tecnologias de informação o computador destaca-se mais na medida em que é o elemento em relação ao qual existe uma maior interação com a componente humana das organizações, uma das principais caracteristica fundamental , consiste no facto de ser um unico meio electronico de comunicação que suporta todo tipo de informação passivel de digitar.

Desde que o homen se viu confrotado com a nessecidade de realizar de forma rápida e fiável um tratamento de dados, surgiu um conjuto de invenções e dispositivos mecânicos para facilitar essas tarefas, a realização de cálculos artiméticos foi uma das primeiras necessidades de tratamento de dados. O mais antigo instrumento para realizar cálculos artimético simples é o ábaco e consequêntimente foram surgindo outras invenções que não tivessem apenas um único objectivo de funcionamento mais que fossem capazes de efectuar operações diversas dependendo da necessidade do operador num dado mopara isso l máquina deverisr montada de tal modo que suas diferentes partes pudessem ser utilizadas numa diversidade de modo dependente dessas diferentes tarefas de tipo de instruçào que o perador introduzisse em cada momento.

Nos meados de 1940 os matemáticos inspirados com as ideias de Babbage construiram um computador eletrónico baseados nos princípios da máquina analítica e é difícel estabelecer a paternidade do computador moderno já que grande parte das ideias e dos trabalhos desenvolveu-se nos E.U.A e na Grã-Bretanha durante a II guerra Mundial. E sob comando desta guerra três dos principais colaboradores foram Alan Turing, Claud Shannon e John Von Neuman.

Em meados de 1930 Alan Turing uma excelente matemático britânico treinado em Cambrige, com Babbage propôs o que hoje se conhece por máquina de Turing e era a versão da máquina de calcular de uso geral capaz de conceber instruções para trabalhar com qualquer tipo de informação. A esta notação binária possibilitou o aproveitamento de circuitos elétricos em calculadoras e isso aconteceu durante a II guerra Mundial quando um grupo de matemáticoa liderados por Presper eckem e John Mauchli de Mor School of eletrical Engineering da University of Pensylvánia começou a desenvolver uma máquina elétrica chamada ENIAC ou seja Eletronic Numeral Integrator and Calculator.

O ENIAC esteve ligada a necessidade de elaboração de tabelas balísticas para a II Guerra Mundial e a sua construçãoa não tinha concluido a tempo eo que acabou por ser usado para fins bélicos como instrumento de cálculo para a construção da bomba atómica tal como Edvac, aliás tanto o ENIAC e Edvac foram subsidiados pelo departamento de defesa norte americana.

Segundo o manual de Comunicação e Mídia (p192,193,195) os computadores são divididos em cinco gerações, na qual os da primeira geração (1944 a 1959) usavam válvulas o mesmo tipo encontrdos em rádios antigos eram computadores exclusivamente individuais com destaque para UNIVAC que foi um dos computadores comerciais e de sucesso dessa geração. Já os da segunda geração (1959 a 1964) substituiram a válvula por transitores e eram feitos em materiais especiais e cuja capacidade de conduzir a corrente eléctrica variava conforme a capacidade da corrente a ela aplicada, o transitor foi em 1947 por três pesquisadores do laboratório de Bell a saber: Pardeu, Brattaiu e Shockly.

Os da terceira geração (1964 a 1972) os circuitos integrados que tinham milhões de componentes eléctricas em um único ship de computador e servia como componnte de processamento e de memória. De 1772 até o presente são os computadores da quarta geração, estes usam a integração em larga escala VLSI assim dezenas de milhões ou mesmo milhões de componentes podem ser esprimidos em um determinado ship. Os da Quinta geração partem de 1975 até a esta parte. Estes computadores usam unidades múltiplas de processamento capazes de trabalhar simultaneamente em modo paralelo em um único problema de computação.

Pra terminar vai uma cronologia de fabricação de computadores desde 1939 até 1951.

Em 1939 inicia-se a construção de uma máquina eletrónica resultado da colaboração de duas Univesidades nos E.U.A Já na Pensilvânia em 1946 é construido o primeiro computador elétrico que pesava cerca de 30 tonelados e usava cerca de 18 mil válvulas, um ano depois em 1947 surge o primeiro computador a armazenar internamente um programa o EDVAC que contou com a participação de Neumann. Em 1951 surge o primeiro computado magnetico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário