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Espaço voltado para discussão de aspectos teóricos e praticos da estrutura e funcionamento dos recursos de informação baseadas nas novas mídias; e das implicações inerentes à adopção tecnológica em unidades de informação.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação


O termo “Tecnologias de Informação e Comunicação”, surgiu com a Revolução industrial nos anos 70 e começou a ganhar peso a partir de 1990. Designadas como o conjunto de recursos tecnológicos, utilizados de forma integrada, com um objectivo comum: serve para designar o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para geração e uso da informação e permitir a comunicação. São tão importância que são utilizadas por governos, empresas, indivíduos e sectores sociais, e tornou-se indispensável no dia-a-dia dos mesmos. As TIC dividem-se em nas seguintes áreas de aplicação: computador, comunicação, controlo e automação, registaram uma forte evolução no século XX com aparecimento da rádio, da televisão e do videotexto, das cassetes áudio e vídeo, a generalização do uso dos computadores.

Este trabalho tem um especial enfoque nos computador pois, este é dentre todas outras aplicações, a que mais forte impacto impacto revolucionário teve na sociedade aliado ao facto de que eram fabricados no âmbito das vésperas da segunda guerra mundial em defesa nacional, pelos EUA e na área das aplicações de gestão a invenção do computador teve como principal objectivo a redução dos custos administrativos. Por sua vez, o computador subdivide-se em Informática significa o tratamento, ou processamento, da informação utilizando meios automáticos, nomeadamente o computador ou sistemas informáticos (computador e outros dispositivos associados). Burótica designa a aplicação de meios informáticos no tratamento e circulação da informação em escritórios ou gabinetes administrativos. Actualmente também se utiliza com alguma frequência a expressão escritório electrónico. A Comunicação efeito de comunicar, partilhar e participar. Existem dois meios de comunicação através das tecnologias; as telecomunicações (comunicação à distância, via televisão, rádio, satélite, etc.) e telemática (comunicação mais informática (videoconferências).

Telecomunicação - é a transmissão, emissão, ou recepção por fio rádio-electricidade meios ópticos ou qualquer outro processo electromagnético de símbolos, caracteres, sinais, escritos, imagens, sons, ou informações de qualquer natureza.

Telemática caracteriza-se pela conjugação de meios informáticos (computadores, modems, etc.) com meios de comunicação à distância (linhas telefónicas, satélites, etc.) Consiste num serviço de comunicação à distância que envolve a integração de sistemas tais como: televisão, vídeo, linhas telefónicas, satélites.

E convém também descrever a sua evolução a partir da 1ª geração (1944-1959), os computadores usavam válvulas em suas unidades de processamento de dados, a título de exemplo temos o integrador numérico electrónico e calculador (ENIAC); a 2ª geração (1959-1964) é marcada pelos computadores que usavam transístores para processamento de dados; os da 3ª geração (19641972), passaram a usar circuitos integrados; os da 4ª geração (1972 até o presente) usavam a integração em larga escala (VLSI) e os da 5ª geração (1979 até o presente) empregam processamento paralelo.

O aparecimento de redes sociais á escala mundial, a ARPANET e tinha como objecto a interligação de computares utilizados em centros de investigação, mais a sua apresentação pública foi feita em 1972 e em 1983 com adopção dos protocolos TCP/IP na ARPANET surgiu a internet. A internet que evoluiu para uma vertente de disponibilização em formato hipertexto, a Web 1.0 e mais tarde a versão 2.0, alterou a forma como as pessoas se relacionam e partilham conhecimentos e experiências e podem ser usadas para mobilizar as pessoas a participar em importantes eventos sociais. As redes de banda larga, as sem fios e toda uma panóplia de dispositivos móveis (laptops, amartphones, tablets, iPhines, e outros.)

No ensino: esta foi uma das áreas beneficiadas pela evolução das TIC pois, na década de 1990, o uso de computadores em salas de aulas começaram a ser notáveis nos países desenvolvidos, isto porque a World Wide Web enfocou os meios electrónicos para fins pedagógicos conhecidos por e-learning (ensino á distancia), surgem aplicações e plataformas específicas como Learning Management Systems (LMS) e mais tarde os ambientes pessoais de aprendizagem (PLE- Personal Learning Enviroments), actualmente o e-learning 2.0 (incluindo redes sociais, wikis, blogues, microblogging, mundos virtuais, etc.)

Nas Unidades de Informação

No contexto das redes de telecomunicações assistiu-se certo desenvolvimento de canais de transmissão da informação como os satélites e as fibras ópticas que se tornaram mais eficiente e eficaz graças ao progresso tecnológico. Os satélites permitem a transmissão da televisão espacial, com retransmissão mundial, continental e nacional, assim como as transmissões de telecomunicações via terrestre sobre forma de sons e imagens ao passo que a fibra óptica transporta a informação via terrestre para que a transmissão seja feita em directo e automaticamente

O desenvolvimento mais rápido das novas tecnologias de informação, modificou as bibliotecas e centros de documentação, que são os principais locais de armazenamento de informação, introduzindo novas técnicas de organização e acesso aos dados e obras armazenadas. Automatização das funções Biblioteconómica básicas do servidor de tratamento técnico

Pesquisa ao catálogo da biblioteca, Catalogação, classificação e indexação, difusão selectiva da informação, gestão da estatística, gestão de publicações periódicas, Acesso a recursos e Serviços da internet. Consulta e Pesquisa do Catálogo da Biblioteca, via Web, Serviço de Referência, Acesso à Internet, Acesso a recursos multimédia, Acesso a recursos electrónicos, Serviços dirigidos a utilizadores com necessidades especiais, Impressão de documentos, serviços ao Público On-Line. (MANGUE:2007). E segundo GUICHANT e MENOU, (1994) “A teleconferência, novo meio de comunicação a serviços das unidades de informação, pode ser utilizada nos seguintes casos: na formação de usuários e na colaboração entre técnicos de uma rede de informação, por exemplo, na redacção de um artigo ou na revisão de um tesouro”. Assim oferecendo melhores serviços aos utentes. Actualmente usa-se também o telefacsímile nas unidades de informação para o fornecimento electrónico de documentos. Este serviço pode ser utilizado para aquisição de documentos.

Bibliografia

1. LOPES, Maria Joana de Menezes. Sistemas de informação para gestão-Conceitos e evolução. Universidade Aberta. 1991. Lisboa.

2. GUINCHAT, L. MENOU, M. Introdução geral às ciências e técnicas de informação e documentação. 2ª Ed. Brasília: IBICT, 1994.

3.. STRAUBHAAR, Joshefh. ROSE, Robert La. Comunicação, media e tecnologia. São Paulo, 2004.

4.. SOUSA, Sérgio. Tecnologias de Informação: O que é, para que servem? FCA. Lisboa. 2000.

5.. Http://www.facom.ufba.br/projetos/digital/framenuimp.html

6.. Http://cienciahoje.uol.com.br/materia/view/2324

7. Http://www.revista-temas.com/contacto/NewFiles/Contacto11.html

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