Sejam Bem Vindos!

Espaço voltado para discussão de aspectos teóricos e praticos da estrutura e funcionamento dos recursos de informação baseadas nas novas mídias; e das implicações inerentes à adopção tecnológica em unidades de informação.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A evolucao das novas TIC


Evolução das Tecnologias de Informação e Comunicações (TIC) nos últimos 45 anos.
O trabalho tem como tema TIC, procura – se conceituar e descrever de forma resumida a evolução das TIC nos últimos 45 anos dando ênfase as mudanças ocorridas nas unidades de informação como resultado de surgimento das novas tecnologias:
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem ser definidas como um conjunto de todas as actividades e soluções providas por recursos de computação. É importante referir que não existe uma definição modelo para as TIC por estarem ligadas às mais diversas áreas, estas tem várias definições porem nenhuma delas consegue determiná-la por completo, abaixo seguem-se algumas definições também não menos frequentes.

O termo Tecnologia da Informação e Comunicação serve para designar o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para geração e uso da informação e permitir a comunicação.
Também é utilizado para designar o conjunto de recursos não humanos dedicados ao armazenamento, processamento e comunicação da informação, bem como ao modo como esses recursos estão organizados num sistema capaz de executar um conjunto de tarefas.
As TIC não se restringem a equipamentos (hardware) e comunicação de dados. Existem tecnologias relativas ao planeamento de informática, ao desenvolvimento de sistemas ao suporte ao software, aos processos de produção e operação ao suporte de hardware.
Os principais marcos que marcaram a evolução das TIC’s nos últimos anos Foram:
            1946 - John Macuhly e John Eckert desenvolvem o primeiro computador electrónico.
            1955 - Narinder Kapany desenvolveu a fibra óptica
1957 -  soviéticos enviam o 1º satélite artificial, o Sputnik;
1974 - Surge o PC-Personal Computer ou Computador Pessoal;
1985 -  Microsoft lança o Windows;
1989 - 159 mil computadores estão conectados à internet;
1990 - Entra em operação o telescópio Hubble;
1994 - Começam a ser vendidos produtos "transgênicos";
1997 - Ocorreu a primeira experiencia de clonagem, a da famosa ovelha Dolly;
1999 - Cerca de 56 milhões de computadores estão ligados à Internet no mundo inteiro.
Esta evolução das TIC’s, as unidades de iformacao também assistiu mudanças do seu seio. Isto é a necessidade de usos das novas tecnologias passou a ser preocupantes nas unidades de informação. ‘’ Na verdade, um dos aspectos mais extraordinário da nova tecnologia das comunicações é justamente a eliminação das distancias’’ (GATES, 1995: 10)
Para GUINCHAT e MENOU, (1994) As novas tecnologias possuem algumas características comuns que são: eliminação do tempo e do espaço, evoluem de forma semelhante, a diminuição dos custos e normalização.

As unidades de informação tiram proveitos nas novas tecnologias nas principais funções da cadeia documental, visto que o uso de computadores para representação e conservação da informação em formato digital. Sendo esta actividade como digitalização de documentos.

As TIC’s em unidades de informação tem criado grandes mudanças em quase todos os sectores de actividade da sociedade bem como nas unidades da informação que se reflectem de uma forma eficiente em varias funções que estas o desempenham, segundo o Mangue na sua dissertação as TIC’s contribuem no desenvolvimento dos SRI, na medida em que:
Possibilitam o armazenamento, recuperação de documentos digitais e acesso via browser;
      Disponibilizam os dados a qualquer distância, tempo e local;
Disponibiliza o controlo bibliográfico e a gestão das necessidades dos usuários.

REFERÊNCIAS
GATES, B. Estrada do futuro. São Paulo: comiandia de letra, 1995.
GUINCHAT, L. MENOU, M. Introdução geral às ciências e técnicas de informação e documentação. 2a ed. Brasília: IBICT, 1994.
mangue, Manuel Valente. Consolidação do Processo de Informatização em Sistemas de Bibliotecas Universitárias da África do Sul, Moçambique e Brasil, 2007, Tese (Doutor em Ciência da Informação) – PPGCI/UFMG, 2007.

http://pt. Scribd.com/ doc. / 28719142/ A revolução das Tecnologias de Informação e Comunicação TIC.
 Almira Raquel Manuel Nhabinde

Nenhum comentário:

Postar um comentário